sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Memphis leonida editha (W. P. Comstock, 1961), foto por: J. Bizarro

Memphis leonida editha, J. Bizarro, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Jorge Bizarro (50 anos, médico/entomólogo), feita em 22-III-2011, temos aqui nossa nona participação do público! Trata-se de uma foto muito bonita de Memphis leonida editha (W. P. Comstock, 1961), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Charaxinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W310 (com 12.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. Foto tomada em um início de uma tarde ensolarada, aproximadamente às 13h45min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Nesta foto capturada nas proximidades de sede da REGUA (Fazenda São José), vemos a borboleta pousada, em um tronco. M. leonida editha (W. P. Comstock, 1961), espécie comum, porém difícil de ser observada, está presente mais frequentemente na sombreada (umbrófila) das florestas, mas pode ser também avistada cruzando velozmente áreas ensolaradas (heliófilas). É encontrada em matas com florestas secundárias ou primárias. Seu vôo, como de todos os lepidópteros da subfamília Charaxinae é muito rápido e normalmente alto. Gosta de ficar próximo da região das copas das árvores. Por estas duas características torna-se difícil o seu avistamento e, consequentemente, a fotografia. Alimenta-se do sumo das frutas maduras caídas no chão das florestas.  Boa tática para se fotografar esta espécie é se utilizar de frutas maduras para atraí-la mais próxima do nível do solo.

Suas lagartas, verdes com tufos marrons ao longo do corpo, se camuflam muito bem no substrato onde vivem. Apresentam hábitos diurnos. Alimentam-se do guaritá, Astronium graveolens Jacq., planta da família Anacardeaceae.
A. Soares & J. Bizarro

2 comentários:

  1. Buenas!
    Sou do RS e acredito ter encontrado um espécime, porém, não tenho certeza. Você possui fotos da face dorsal dela? As fotos da internet são apenas de coleções, o que dificulta a identificação das cores púrpura e azul que são características da espécie. Se possuir fotos da lagarta, também...
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem neste grupo de borboletas há muitas espécies próximas. Eu não sou especialista no grupo por isso dicas para se ter certeza de qual bicho é são difíceis de lhe passar. Já conferiu no blog do Ivo Kindel, Borboletas e Mariposas? O link está aí do lado, é o quarto de cima para baixo.

      Excluir