terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dircenna dero rhoeo C. & R. Felder, 1860, foto por: R. França

Dircena dero rhoeo, R. França, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Renato França (47 anos, fotógrafo/publicitário), feita em 06-IV-2011, temos aqui nossa quinta participação do público! Trata-se de um belo close-up de Dircenna dero rhoeo C. & R. Felder, 1860, lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Ithomiinae, capturada utilizando-se uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP. Nesta foto, feita aproximadamente às 10h da manhã em dia ensolarado, o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Foto batida no quintal da casa do autor, onde vemos a borboleta sobre o buquê de flores (inflorescência) do arbusto Lantana camara L., uma planta da família Verbenaceae, uma das principais fontes de alimento. A probóscide (espirotroma) pode ser vista em ação! D. dero rhoeo C. & R. Felder, 1860, espécie comum que gosta de voar tanto em locais ensolarados (heliófila) quanto em sombrios (umbrófila) sendo o seu voo normalmente lento e pairado. Além do habitat silvestre é encontrada mais freqüentemente nas de fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana). Daí ter preferência por matas perturbadas ou secundárias (Brown, 1992), apresentando assim, populações maiores nas bordas das cidades ou nas áreas florestas em reconstituição.

Lagartas são lisas, com corpo predominantemente de cor verde clara, áreas no dorso em tom de verde mais escuro e ainda com zonas dorso-laterais amarelas. Seus hábitos são diurnos e se alimentam basicamente de plantas da família Solanaceae (Costa Lima, 1968), como por exemplo, o Solanum paniculatum L., a jurubeba.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário