domingo, 26 de fevereiro de 2012

Temenis laothoe bahiana Fruhstorfer, 1907, foto por: J. Bizarro

Temphis laothoe bahiana, J. Bizarro, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Jorge Bizarro (50 anos, médico/entomólogo), feita em 22-III-2011, temos aqui nossa décima segunda do público! Trata-se de uma ótima foto de Temenis laothoe bahiana Fruhstorfer, 1907, lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Biblidinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W310 (com 12.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto capturada em uma tarde ensolarada, aproximadamente às 14h30min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Nesta foto feita nas proximidades de sede da REGUA (Fazenda São José), vemos a borboleta pousada, no gibatão ou aroierão, Astronium graveolens Jacq., planta da família Anacardiaceae e madeira de lei utilizada industria madeireira desde a fabricação de moirões até móveis. T. laothoe bahiana Fruhstorfer, 1907, espécie comum, pode ser observada tanto nas áreas sombreadas (umbrófila) das florestas como também nas abertas (heliófilas), onde sua preferência está nas bordas de trilhas e clareiras. Seu voo é rápido, mas não dos mais velozes. É encontrada em matas com florestas secundárias ou primárias. Sendo um lepidóptero que se alimenta do sumo das frutas maduras prefere voar em regiões onde exista grande número de árvores frutíferas. É uma borboleta que muito facilmente comparece em iscas feitas com uma mistura de caldo-de-cana e frutos maduros, daí ser mais uma espécie, na qual o uso de atrativos se torna uma boa tática para se fotografá-la.

Suas lagartas são verdes no dorso do corpo com regiões transversais negras onde estão situados espinhos ramificados. Na lateral é de cor amarronzada. Sua cabeça é negra e exibe um par de cornos negros projetados para frente e com ramificações. Apresentam hábitos noturnos. Alimentam-se preferencialmente de um cipó denominado timbó, Serjania laurotteana Cambess (Dias et al, 2011), planta da família Sapindaceae.
A. Soares & J. Bizarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário