quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Eueides aliphera aliphera (Godart, 1819), foto por: F. Fioravanti

Eueides aliphera aliphera, F. Fioravanti, próximo à Pedra Grande, Atibaia, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Fernando Fioravanti (47 anos, engenheiro), feita em 22-IV-2011, temos aqui nossa sétima participação do público! Trata-se de uma bonita foto de Eueides aliphera aliphera (Godart, 1819), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Heliconiinae, fotografada através de uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), nas cercanias de Pedra Grande, em Atibaia, SP. A foto foi feita em um final de tarde ensolarado, aproximadamente às 17h30min, , o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto nas matas das redondezas de Pedra Grande, vemos a borboleta se alimentando no ramalhete (inflorescência) do Eupatorium sp.. Planta herbácia é tremendamente atrativa para borboletas das subfamílias Heliconiinae e Ithomiinae. E. a. aliphera (Godart, 1819), é uma espécie comum que gosta de voar em locais ensolarados (heliófila). Pode habitar áreas semi-urbanas (nos limites entre a cidade e a floresta), florestas secundárias e a mata nativa. É observada mais facilmente nas áreas onde a mata foi “perturbada” se alimentando nas flores e inflorescências das trilhas e clareiras que margeiam a floresta. Seu voo é normalmente lento e vive preferencialmente próximo à planta alimento de sua lagarta Passiflora violaceae Vell. (Brown, 1992). Frequentemente pode ser confundida com outras duas espécies: Dryas iulia alcionea (Cramer, 1779) e Dione juno juno (Cramer, 1779) que lhe são muito semelhantes da aparência (miméticas).

Suas lagartas espinhosas (espinhos negros) têm a região dorsal do corpo na cor negra e com máculas em amarelo. Já a dorso lateralmente são brancas e ventralmente têm cor verde pálida. A cabeça apresenta cornos negros e ramificados. Os hábitos são diurnos. Alimentam-se de diversos tipos de plantas da família Passifloraceae, mas tem preferencia por Passiflora violaceae Vell..
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário