quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Methona themisto (Hubner, 1818), foto por: F. Fioravanti

Methona themisto, F. Fioravanti, Jardim Paulistano, São Paulo, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Fernando Fioravanti (47 anos, engenheiro), feita em 06-I-2011, temos aqui nossa segunda participação do público! Trata-se de uma bela foto de Methona themisto (Hubner, 1818), lepidópetro da família Nymphalidae, subfamília Ithomiinae, capturada através de uma Nikon Coolpix S570 (com 12.0m.pixels), no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP. Tal foto foi tirada em um início de tarde ensolarado, aproximadamente às 13h, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Tirada a foto no jardim casa do autor, vemos a borboleta em repouso sobre uma folha de um pé de mexerica, bergamota ou tangerina, Citrus reticulata Blanco, uma planta da família Rutaceae, usada pelo autor para alimentar lagartas de outra espécie de borboleta. M. themisto (Hubner, 1818), espécie comum com excelente capacidade adaptativa pode ser também encontrada na parte edificada (urbana) das cidades bem como nos limites entre as áreas urbanizadas e verdes (semiurbana). Assim sendo, dentro na periferia das cidades ou nas florestas pode ser vista frequentemente em diversas flores de jardins, pomares e trilhas. Seu voo é normalmente lento preferindo voar ao redor dos pés de manacá, planta que serve de alimento para as suas lagartas. Os machos possuem comportamento agressivo quando da ocasião do acasalamento. Eles em voo seguram e arremessam as fêmeas no chão forçando a cópula (Otero, 1986). São borboletas de vida longa, podendo ultrapassar três meses de vida!

Suas lagartas, lisas e de cores negras e com anéis em amarelo, têm hábito diurno e se alimentam basicamente de plantas da família Solanaceae, do gênero Brunfelsia, como o manacá (Otero & Marigo, 1990).
A. Soares

5 comentários:

  1. Interessante, acho que ja vi uma dessas em casa...Gostaria de ver mais fotos ! Parabens

    ResponderExcluir
  2. Caro colega,
    1º Obrigado pela vista e pela mensagem;
    2º Respondendo sua pergunta... Por enquanto não há ainda um banco de fotos, daí não podermos postar outra imagem como você pediu, mas, para não lhe deixar na mão... Vamos lhe passar um caminho para que você possa ver imagens de Methona themiso de dorso e de ventre. Estas são de um exemplar montado, de modo que é possível ver toda a extensão das asas, e assim, se pode fazer uma boa comparação. Com sorte, você acabará com a sua dúvida, ok.
    3º Bem vamos ao caminho:
    a)No próprio Lepidopterófilo (na parte superior e direita do blog), tens uma lista de links. Nela temos o link para o site Lepidoptera brasiliensis, clique nele;
    b)Agora na capa do Lepidoptera brasiliensis, desça até mais ou menos a metade e clique no Catalogus (o Link está em um livrinho intitulado Catalogus);
    c)Aí vai aparecer uma página que tem duas barras de rolagens, uma esquerda e outra, a usual, à direita. Usando a da ESQUERDA desça até o link denominado Nymphalidae e clique aí;
    d)Vai aparecer a capa da família Nymphalidade. Outra vez, você deverá descer o cursor da ESQUERDA até a subfamília Ithomiinae. Clique nela;
    e)Isto vai lhe colocar na página da subfamília que, mais uma vez, tem links a esquerda. Aqui os links têm os nomes das espécies. Procure o link com o nome Methona themiso clique nele que você irá, finalmente, abrir a página da nossa espécie e terá Methona themiso fotografada de recto (visão dorsal) e verso (visão ventral).
    4º Para terminar, gostaríamos de fazer a você e a todos os visitantes do Lepidopterófilo. Por vezes, sabemos que as mensagens só aparem postadas aqui se o visitante escolher o item anônimo. Todavia, isto nos priva de saber quem nos visitou. Por causa disso, SOLICITAMOS QUE TODOS OS VISTANTES ASSINEM SEUS TEXTOS AO FINAL DOS MESMOS. Se for possível a inclusão de um e-mail, para futuros contatos, melhor ainda.

    Esperando ter ajudado e mais uma vez gratos pela sua atenção,
    Editoria do Lepidopterófilo.

    ResponderExcluir
  3. Bem terminado mais este ciclo de revisões no Lepidopterófilo, estou agradecendo em meu nome e em nome de todos que participam, ou participarão, por aqui, ao colega Fernando Fioravanti pela colaboração com o blog, cedendo esta foto. Todos nós lepidopterófilos ficamos muito gratos a você Fernando!
    A. Soares

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou fazendo um trabalho pra a feira de Ciências de minha escola e resolvi fazer um borboletario e peguei larvas da espécie Methona themisto como eu diferencio o macho da fêmea??

    ResponderExcluir
  5. Natália eu não sei diferenciar o sexo no estágio de lagartas.
    Porém, o mais importante neste papo é este aviso que lhe dou:
    - Se não tens permissão do órgão competente para criar borboletas não faça este borboletário!
    Podes criar problemas para você e o seu colégio.
    Infelizmente, hoje, se levarmos a ferro e fogo não dá para ensinar as crianças de um modo autônomo.
    O critério de fiscalização da natureza, dos órgãos competentes, no país, não permite fazer quase nada (só sobram as fotografias, daí mais uma razão para o blog) sem as tais autorizações ou permissões.
    Agora vai você tentar obter uma "liberação dessas"...
    Natália o "mar" de exigências com certeza é desestimulante.
    Infelizmente é esta a notícia ruim que tenho de lhe passar...
    A.Soares

    ResponderExcluir