quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Anartia jatrophae jatrophae (Linnaeus, 1763), foto por: A. Soares

Anartia jatrophae jatrophae, A. Soares, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Alexandre Soares (52 anos, biólogo), feita em 25-III-2011, temos aqui nossa oitava participação do público! Trata-se de mais uma boa imagem de Anatia jatrophae jatrophae (Linnaeus, 1763), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Nymphalinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W330 (com 14.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto foi tirada no meio de uma manhã parcialmente nublada, aproximadamente às 10h:30min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Em mais uma foto, feita na área dos banhados da REGUA, vemos a borboleta pousada se alimentando em flores silvestres de uma planta herbácia não identificada. A. j. jatrophae (Linnaeus, 1763), espécie comuníssima e extremamente abundante vive em qualquer área ensolarada (heliófila). É tão comum e resistente as mudanças do ambiente que é possível vê-la até nos centro urbanos das cidades. Seu grau de adaptação ao homem é tão grande que, por vezes, é possível ver tal borboleta sobrevoando as bordas de canteiros de obras onde normalmente florescem pequenos buquês de flores! Ao contrário do observado nas áreas urbanas, semi-urbanas ou florestas secundárias, é menos abundante nas regiões de matas primárias. Seu voo é normalmente lento pairando, lento e sempre buscando pelas flores ou buquês (inflorescências). Também costuma pousar no chão.

Suas lagartas são negras e têm os corpos cobertos de processos espinhosos e ramificados. Tais espinhos, também negros, têm sua base na cor branco/amarelada. Sua cabeça, negra, possui um par de espinhos maiores, porém menos ramificados que os espinhos do corpo. Têm hábitos noturnos e se alimentam de várias plantas das famílias botânicas: Acanthaeceae e Verbenaceae (Brown 1992).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário