sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Locais para se visitar e fotografar 01

Painel de entrada na Rev. Eco. do Guapiaçu (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, por: A. Soares.
Clique na foto para vê-la ampliada!

Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA)

A Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) está situada no Vale do Guapiaçu, na base da Serra dos Órgãos no do Município de Cachoeiras de Macacu. Trata-se de uma organização não governamental (Ong), criada sob Lei Federal em 2001, juridicamente estabelecida como Associação sem Fins Lucrativos, sendo que tem a missão de preservar a Mata Atlântica e sua Biodiversidade na Região do Alto Rio Guapiaçu. Ela atualmente reúne em suas terras várias fazendas. Dentre elas a fazenda São José, é a porção mais conhecida e onde está localizada sua sede.

Pousada Gaupi Assú Bird Lodge (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, por: A. Soares.
Clique na foto para vê-la ampliada!

Instalações

A REGUA possui excelentes acomodações. Há uma pousada (Gaupi Assú Bird Lodge) confortável e com todos os recursos para cerca de 20 visitantes, situada dentro da fazenda São José. Dispõe ainda de time de guias ou guarda parques para acompanhar os visitantes em suas caminhadas.

Cachoeira das Três Quedas (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, por: L. Rogick.
Clique na foto para vê-la ampliada!

Belezas naturais e os lepidópteros da área

A Região do alto Rio do Guapiaçu é um vale montanhoso, com muitos rios e riachos, próximo da base da Serra dos Órgãos, que tem belas paisagens e conta com uma Lepidopterofauna rica. Na REGUA podemos, por exemplo, visitar a área dos banhados, ecossistema que foi degradado no passado e hoje se encontra em rápido e inédito processo de restauração sem igual no país! É uma coisa fantástica e que vale muito a pena ser visitada. Além disso, há tradicionais restaurações de porções da Mata Atlântica e outros belos locais tais como: a cachoeira das Três Quedas (na Fazenda Serra do Mar), o tobogã (Rio do Gato), o poço da Trilha do Ferro além das praias de rio no próprio Rio Guapiaçu. Já os lepidópteros são mais de 300 espécies como opção para fotografar, destacando-se: a ameaçada Parides ascanius (Cramer, 1775), a belíssima Morpho helenor achillaena (Hubner, [1823]), a abundante Diaethria clymena janeira (C. Felder, 1862) e a rara Semomesia geminus (Fabricius, 1793), registro novo para o Estado do Rio de Janeiro.

Poço da Trilha do Ferro (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, por: J. Bizarro.
Clique na foto para vê-la ampliada!

Acesso de automóvel

O acesso a REGUA dá-se: saindo do Rio de Janeiro, pela Rodovia Washington Luiz toma-se a BR116 (na altura do Município de Duque de Caxias). Depois seguindo pela BR116 (neste pedaço se chama Rodovia Santos Dumont) até o Município de Guapimirim, no Distrito de Parada Modelo, passe para a BR122 em direção ao Município de Cachoeiras de Macacu. Na altura do km32 deve-se sair da estrada à esquerda acessando a estrada do Funchal. A partir daí são 11km por esta estrada até a bifurcação com um bar à direita e placas apontando para Guapiaçú e Hotel Fazenda Santo Amaro aí dobre a esquerda ande 500 m e cruze uma ponte, prossiga por mais 300 metros até uma curva fechada para a direita. Em seguida continue por aproximadamente 500 metros até cruzar uma pequena ponte, logo após a ponte toma-se à direita cruzando um portão que dá acesso à REGUA.

Área dos Banhados (REGUA), Cachoeiras de Macacu, RJ, por: P. Ventura.
Clique na foto para vê-la ampliada!

Contato para visitas

Os contatos devem ser feitos através: dos telefones (21) 9859-2080 ou (21) 2745-3998 ou ainda pelo e-mail <aregua@terra.com.br>.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário