quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mechanitis polymnia casabranca Haensch, 1905, foto por: R. Penalva

Mechanitis polymnia casabranca, R. Penalva, Encontro das Águas, Lauro de Freitas, BA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Ruy Penalva (60 anos, médico/empresário), feita em 01-VIII-2004, temos aqui nossa décima participação do público! Trata-se de uma bela foto de Mechanitis polymnia casabranca Haensch, 1905, lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Ithomiinae, tirada através de uma Canon EOS10D (com 6.3m.pixels), na localidade de Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, BA. Nessa foto, capturada possivelmente em uma manhã de um dia parcialmente nublado, o autor usou uma lente Canon EF 75-300 I. A “chapa” ainda foi tomada com flash, abertura de diafragma f/5.6 e velocidade de 1/60.

Biologia

Tirada a foto no quintal da residência do autor ela mostra a borboleta em repouso sobre um ramo em local com muita sombra sob as folhas do sansão do campo Mimosa caesalpineaefolia Benth, uma planta da família Mimosoideae, antiga Leguminosae. M. polymnia casabranca Haensch, 1905, espécie comuníssima e que gosta de voar em locais sombreados (umbrófilos) é também encontrada nas bordas entre cidades e as áreas de matas (semiurbana). No ambiente de florestas, está presente seja ele de matas secundárias ou primárias. Tem população abundante, sendo um lepidóptero dos mais observados em ambos os tipos de florestas. Possui, não só um voo lentíssimo como também uma reação vagarosa a ataques, pois sendo uma espécie de gosto ruim (impalatável) para seus predadores, não necessita ser veloz ou ágil.

As lagartas têm o corpo com listras amarelas e verdes acinzentadas com um par de processos de espinhosos laterais (não ramificados) por segmentos, na cor creme amarelada. Ainda há um ponto negro na base dos espinhos. Seus hábitos são diurnos e gregários. Alimentam-se de diversos tipos de plantas da família Solanaceae (Otero & Marigo, 1992), podendo, por exemplo, comer Solanum tabacifolium Vell., a jurubeba.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário