segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cyanophrys herodotus (Fabricius, 1793), foto por: R. França

Cyanophrys herodotus, R. França, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Renato França (47 anos, fotógrafo/publicitário), feita em 04-II-2011, temos aqui nossa décima terceira participação do público! Trata-se de um bonito close-up de Cyanophrys herodotus (Fabricius, 1793), lepidóptero da família Lycaenidae, subfamília Theclinae, feita utilizando-se uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP. Para a foto, tirada aproximadamente às 13h da tarde em dia ensolarado, o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto no quintal da própria casa do autor, vemos a borboleta sobre o buquê de flores (inflorescência) do arbusto Lantana camara L., uma planta da família Verbenaceae, uma das principais fontes de alimento para a grande maioria das borboletas nectívoras. C. herodotus (Fabricius, 1793), espécie incomum que gosta de voar em locais ensolarados (heliófila) geralmente em topos de morros ou pequenas colinas. Pode ser encontrada nas fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana), mas está presente comumente nas regiões de florestas secundárias e primárias. Assim sendo, na periferia das cidades, campos ou florestas pode ser vista frequentemente em flores ou inflorescências nas clareiras em elevações do terreno. Seu voo é irregular descrevendo várias mudanças de nível.

Lagartas, como grande maioria dos Lycaenidae: têm corpo vermiforme, são lisas, vivem isoladamente e se empupam sobre as folhas. São polífogas alimentam-se de diversas flores (Brown, 1992), como por exemplos: Schefflera macrocarpum, uma planta da família Araliaceae (Diniz & Moraes, 2002), ou de Magnifica indica, uma Anacardiaceae (Silva et al, 1967-68). Também podem se alimentar de folhas de plantas da família Rubiaceae, como por exemplo, Chomelia ribesioides (Diniz & Moraes, 2002).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário