quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Hamadryas arete (Doubleday, 1847), foto por: J. Bizarro

Hamadryas arete, J. Bizarro, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Jorge Bizarro (50 anos, médico/entomólogo), feita em 28-I-2011, temos aqui nossa sexta participação do público! Trata-se de uma foto muito bonita de Hamadryas arete (Doubleday, 1847), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Biblidinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W310 (com 12.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto foi tirada em uma manhã ensolarada, aproximadamente às 1oh, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Feita a foto em uma trilha da Fazenda Valdemor (recentemente integrada as terras da REGUA), vemos a borboleta em um típico pouso (de cabeça para baixo), em um tronco de um canelão, Nectandra membranacea (Sw.) Griseb, uma planta da família Lauraceae. H. arete (Doubleday, 1847), espécie incomum está presente mais frequentemente na zona sombreada das matas (umbrófilas), mas pode ser também avistada cruzando de passagem pelas áreas ensolaradas (hefiólias). É encontrada em matas com florestas secundárias ou primárias. Seu voo é normalmente rápido e irregular, mas ao sobrevoar o alimento voam em círculos e de forma mais lenta. Alimenta-se do sumo das frutas maduras caídas no chão das florestas. Apesar de pertencer ao grupo das borboletas-estalo (que fazem ruídos de estalidos enquanto voam) os indivíduos dessa espécie não produzem som ao se deslocar.

As lagartas têm o corpo negro com listras verdes e laranjas que se alternam. O corpo é coberto de espinhos negros e a cabeça apresenta cornos ramificados. Apresentam hábitos diurnos. Alimentam-se de diversos tipos de plantas da família Euphorbiaceae, como por exemplo, plantas do gênero Dalechampia.
A. Soares & J. Bizarro

3 comentários:

  1. Me ajudou no trabalho de ciências. só n colocaram o nome da borboleta só o nome cientifico. Mas do mesmo jeito me ajudou valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou no trabalho de ciências. só n colocaram o nome da borboleta só o nome cientifico. Mas do mesmo jeito me ajudou valeu!!!!!!

    ResponderExcluir