quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hamadryas feronia feronia (Linnaeus, 1758), foto por: M. F. Castilhori

Hamadryas feronia feronia, M. F. Castilhori, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Marcelo Fraga Castilhori (35 anos, biólogo), capturada a imagem em 29-V-2011, temos aqui nossa quadragésima primeira participação do público! Assim, exibimos mais um belíssimo close-up de Hamadryas feronia feronia (Linnaeus, 1758), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Biblidinae, tirada através de uma Sony Cyber-shot DSC-H9 (com 8.1m.pixels), na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. Nessa foto, capturada aproximadamente às 11h15min da manhã, em dia ensolarado, o autor usou a lente padrão da própria máquina.

Biologia

Tomada a foto em uma trilha da na Ilha Grande,  Angra dos Reis , RJ, vemos a borboleta em um típico pouso (de cabeça para baixo), em um tronco de árvore onde as cores de suas asas predominantemente em tons de cinza-azulado, bege e castanho (crípticas), proporcionam excelente camuflagem. H. f. feronia (Linnaeus, 1758), espécie comum está presente mais frequentemente na zona sombreada das matas (umbrófilas), mas pode ser também avistada cruzando de passagem pelas áreas ensolaradas (hefiólias). É encontrada em matas com florestas secundárias, sendo potencial indicador de ambientes abertos ou impactados (Barbosa, 2009). Seu voo é normalmente rápido e irregular, mas ao sobrevoar o alimento voam em círculos e de forma mais lenta. Alimenta-se do sumo das frutas maduras caídas no chão das florestas. Pertencendo esta espécie ao grupo das borboletas-estalo, seus os indivíduos produzem assim sons de estalidos ao se deslocar.

As lagartas têm o corpo com cores marrons e negras arranjadas como uma renda. O corpo é coberto de espinhos ramificados de cor negra e a cabeça apresenta cornos ramificados. Apresentam hábitos diurnos. Alimentam-se de uma trepadeira do gênero Dalechampia, (Otero, 1986), planta da família Euphorbiaceae.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário