quarta-feira, 25 de julho de 2012

Morpho epistrophus catenaria (Perry, 1811), foto por: J. Caloi

Morpho epistrophus catenaria, J. Caloi, em Pedra Grande, Atibaia, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Juliana Caloi (35 anos, arquiteta), feita em 26-II-2012, temos aqui nossa quadragésima participação do público! Trata-se de uma bela imagem de Morpho epistrophus catenaria (Perry, 1811), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Morphinae, fotografada através de uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), na região de Pedra Grande, em Atibaia, SP. A foto foi feita em uma manhã ensolarada, aproximadamente às 11h30min. A autora ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto em uma determinada fazenda em Pedra Grande, Atibaia, vemos a borboleta pousada na folhagem da zona sombreada da mata (umbrófila) provavelmente se protegendo do sol forte. M. epistrophus catenaria (Perry, 1811), é uma espécie bem comum e que intercala seu vôo entre as áreas abertas e bem iluminadas (heliófila) da floresta e as fechadas. Assim, muitas vezes, pode ser avistadas em trilhas e nas bordas da floresta. Seu voo é lento e majestoso como quase todas as borboletas deste gênero. Habita as áreas de fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana), e também as silvestres, onde se faz notar tanto nas matas secundárias quanto nas primárias.

Suas lagartas são muito chamativas e exibem colorido belíssimo com tons de vermelho, branco e negro. O corpo é recoberto por pilosidades nas cores vermelha e branca. Há uma espécie próxima Morpho atena Otero, 1966, que apenas se difere de M. epistrophus catenaria (Perry, 1811) pela lagarta.  Resumidamente, nesta espécie descrita por Otero, não há os ocelos sobre a linha branca que está no dorso da lagarta. São noturnas e gregárias podendo ser facilmente avistadas, pois ao se concentrarem sobre uma única folha formam uma massa colorida no meio da folhagem. Alimentam-se preferencialmente de plantas do gênero Inga (Otero, 1990) e, no sul do país, de Acacia longifolia (Andrews) Willd. (Costa Lima, 1968), plantas da família Fabaceae.
A. Soares

3 comentários:

  1. amável!
    Sou amante de Morphos!
    Pena que catenaria não ocorre aqui em N.Friburgo.
    Compensando há as M.portis e M.hercules.
    Bela foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Nesta altitude aí de Nova Friburgo a espécie de Morpho branca que ocorre é a M. athena, um bicho descrito pelo Otero em 1966. Mas, se desceres a serra para baixo de 600ms terás M. epistrophus catenaria, que nada mais é do que, o que nós chamávamos de M. laertes.

      Excluir