segunda-feira, 9 de julho de 2012

Zaretis itys itylus (Westwood, 1850), foto por: J. Bizarro

Zaretis itys itylus, J. Bizarro, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Jorge Bizarro (50 anos, médico/entomólogo), feita em 19-VIII-2011, temos aqui nossa trigésima nona participação do público! Trata-se de um belíssimo close-up e Zaretis itys itylus (Westwood, 1850), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Charaxinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-H50 (com 9.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto foi capturada em um início de uma manhã ensolarada, aproximadamente às 07h15min, utilizando-se a lente padrão da máquina.
Nota. Esta imagem, e muitas outras, constam no álbum de fotos do autor cujo endereço é: < https://picasaweb.google.com/109868070201779395959 >.

Biologia

Nesta foto feita nas proximidades de sede da REGUA (Fazenda São José), nós vemos a borboleta pousada no solo da mata sobre a folhagem se alimento de um pedaço de banana madura usada como isca para e feitura desse close-up. Z. itys itylus (Westwood, 1850), espécie comum, porém relativamente de difícil observação, pois vive na parte sombreada da floresta (umbrófila) e, além disso, como podemos notar, exibe uma coloração que lhe dá uma camuflagem perfeita do habitat que vive. Por isso é chamada de borboleta-folha. Reparem na perfeição da camuflagem que exibe até, na extremidade posterior das asas um prolongamento como se fosse o pecíolo de uma folha! É encontrada em matas com florestas secundárias ou primárias. Tem um voo muito rápido e irregular. Alimenta-se do sumo das frutas maduras caídas ao chão da floresta e de exsudações nos troncos das árvores.

Suas lagartas são de um formato incomum! Elas apresentam, no primeiro terço do corpo uma dilatação em forma de parênteses e a sua coloração é em tons de cinza, castanho e marrom escuro que no dorso do inseto apresenta-se formando figuras geométricas. A cabeça também exibe pequenos cornos. Apresentam hábitos diurnos e isolados. Alimentam-se de plantas da família Flacourtiaceae, do gênero Casearia (Otero & Marigo, 1990). Mas, em especial, com podemos ver no site do Dr. D. Janzen, < http://janzen.sas.upenn.edu/caterpillars/database.lasso > Casearia arborea Urb., se destaca com a mais rotineiramente atacada.
A. Soares & J. Bizarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário