terça-feira, 21 de agosto de 2012

Carystus phorcus claudianus (Latreille, [1824]), foto por: C. Koschnitzke

Carystus phorcus claudianus, C. Koschnitzke, na Lagoa do Visgueiro, Parq. Nac. Rest. Jurubatiba, Quissamã, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Cristiana Koschnitzke (47 anos, bióloga/botânica), feita em 11-IV-2012, temos aqui nossa quadragésima quinta participação do público! Trata-se de um belíssimo close-up de Carystus phorcus claudianus (Latreille, [1824]), lepidóptero da família Hesperiidae, subfamília Hesperiinae, capturada utilizando-se uma Kodak EasyShare C713 (com 7m.pixels), na Lagoa do Visgueiro, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã, RJ. Para a foto, tirada aproximadamente às 1oh no início de uma manhã nublada, a autora usou lente padrão da máquina.

Biologia

Tirada a foto nas cercanias da Lagoa do Visgueiro, Parq. Nac. da Rest. de Jurubatiba, Quissamã, RJ, vemos a borboleta em repouso na folhagem. O exemplar aqui visto é uma fêmea e está pousada de um modo atípico para borboletas, porém comum para a família Hesperiidae, onde mantém semiabertas as asas do par anterior e abertas as do par posterior. C. phorcus claudianus (Latreille, [1824]), é uma espécie que habita as florestas secundárias e primárias. Tem preferência pelas zonas úmidas e sombrias da mata (umbrófila). É uma espécie de hábitos crepuscular, o que indicado pelos pigmentos mais avermelhados dos olhos (Brown, 1992). Quando em atividade, nas trilhas mais fechadas, pode-se avistá-la em flores ou ainda em folhas, onde existam depositados resíduos de fezes de pássaros. Buscam aí os machos sais, sendo assim, possível aí atrai-los mediante o uso de isca feita com papel higiênico molhado de modo a simular as fezes de pássaros. Seu voo é rapidíssimo e irregular.

Lagartas têm o corpo verde claro e quase liso, com pequenas corrugações. Como em geral, nas espécies da família Hesperiidae, a cabeça é bem grande. Os hábitos são solitários e noturnos. Alimentam de espécies de palmeiras, plantas da família Arecaceae (Brown, 1992), como por exemplo, a bocaiúva, Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.
A. Soares

2 comentários:

  1. What a beautiful skipper! Excellent blog Alex, keep up the good work!

    ResponderExcluir
  2. Hi Lee, first thanks for your comment. It is nice have you here!
    About the skipper’s photo…
    Send your congratulations to Chris. She takes the best moment of Carystus phorcus!
    She is a very lucky photographer, because the Carystus phorcus it is a crepuscular butterfly.
    She gets it, when it was in rest, hi, hi, hi…

    ResponderExcluir