segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vehilius stictomenes stictomenes (Butler, 1877), foto por: M. F. Castilhori

Vehilius stictomenes stictomenes, M. F. Castilhori, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Marcelo Fraga Castilhori (35 anos, biólogo), capturada a imagem em meados de junho de 2012, temos aqui nossa quadragésima sexta participação do público! Temos assim, mais um bom close-up de Vehilius stictomenes stictomenes (Butler, 1877), lepidóptero da família Hesperiidae, subfamília Hesperiinae, tirada através de uma Fuji Finepix S9100 (com 9.1m.pixels), na Praia de Dois Rios, Ilha de Grande, Angra dos Reis, RJ. Nessa foto, capturada aproximadamente às 17h15min da tarde, em dia ensolarado, o autor usou a lente padrão da própria máquina.

Biologia

Tirada a na Praia de Dois Rios, Ilha de Grande, Angra dos Reis, RJ, a foto mostra a pequena a borboleta se alimentando na flor do feijão-da-praia, Canavalia rosea (Sw.) DC,Mercurialis annua planta da família Fabaceae. V. s. stictomenes (Butler, 1877), é uma espécie ocorrente tanto as áreas litorâneas no Sudeste, quanto nas do interior. É uma mais borboleta típica borda entre cidade e área silvestre (área semiurbana), mas que também habita áreas de matas com florestas secundárias. Como muitos membros da família Hesperiidae, além de se alimentarem de néctar em flores e inflorescências, seus machos complementam a alimentação com sais que procuram em diversas fontes da floresta. Assim sendo, é possível atrai-los mediante o uso de isca feita com papel higiênico molhado de modo a simular as fezes de pássaros, uma das fontes de sais, que buscam na natureza. Seu voo é veloz e irregular descrevendo várias mudanças de nível.

Lagartas, como na grande maioria dos Hesperiidae, têm cabeças grandes e corpo vermiforme sendo quase lisas apresentando suaves corrugações anelares. Vivem isoladamente e se empupam sobre as folhas fechando-as em forma de “tubos”. As espécies do gênero Vehilius são polífogas, muitas alimentam-se de diversas plantas da família Poaceae, em especial do capim-navalha, Paspalum virgatum Cham. & Schlecht.

A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário