terça-feira, 28 de agosto de 2012

Glutophrissa drusilla drusilla (Cramer, 1777), foto por: A. Soares

Glutophrissa drusilla drusilla, A. Soares, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Alexandre Soares (52 anos, biólogo), feita em 07-VIII-2012, temos aqui nossa quadragésima sétima participação do público! Trata-se de mais uma bonita foto de Glutophrissa drusilla drusilla (Cramer, 1777), lepidóptero da família Pieridae, subfamília Pierinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W330 (com 14.1m.pixels), na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ. A foto foi tirada no início de uma tarde ensolarada, aproximadamente às 13h, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Na foto, feita nos jardins do Paço Imperial, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, nós vemos a borboleta sobre o buquê de flores roxas do arbusto estrela-do-egito, Pentas lanceolata (Forsk.) Deflers, uma planta da família Rubiaceae. G. d. drusilla (Cramer, 1777), espécie comum mais não tão abundante como outro pierídeos que integram os bandos que costumam povoar as flores de áreas abertas e ensolaradas (heliófilas). É relativamente resistente as mudanças do ambiente, por isso, pode-se vê-la até nos centros urbanos das maiores cidades! Seu grau de adaptação ao homem é tão bom que proporciona a espécie ser uma borboleta típica das áreas urbanas. Todavia, também está presente nas semiurbanas ou florestas secundárias. Além disso, é migratória. Seu voo é rapidíssimo e errático (Otero & Marigo, 1992), sempre ao redor das flores ou buquês (inflorescências) onde busca o seu alimento preferencial, o néctar. Os machos também podem frequentar o chão onde procuram por poças d’água para beber água junto com os sais contidos nela. E aí, comparecem, por vezes, as dezenas compondo a reunião de borboletas popularmente chamada de panapaná.

Suas lagartas têm o corpo quase liso com suaves corrugações anelares distribuídas de modo segmentar. A coloração geral é verde, mas tem pequeníssimos pontos amarelos sobre a área das corrugações. Na parte latero-ventral tem uma discreta faixa branca. Têm hábitos noturnos e isolados. Alimentam-se de plantas da família Capparidaceae petencentes ao gênero Cleome, (Brown, 1992).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário