domingo, 5 de agosto de 2012

Historis odius odius (Fabricius, 1775), foto por: L. Dingain

Historis odius odius, L. Dingain, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Lee Dingain (41 anos, analista de sistema), feita em 11-VI-2012, temos aqui nossa quadragésima terceira participação do público! Trata-se de uma fantástica imagem em close-up de Historis odius odius (Fabricius, 1775), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Nymphalinae, capturada utilizando-se uma Canon EOS 7D (com 18.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. Para a foto, tirada aproximadamente às 14h de uma tarde parcialmente nublada, o autor ainda usou uma lente zoon telephoto de Ef 100-400L IS da marca Canon.

Biologia

Tirada a foto no pátio da pousada Bird Lodge situada na Fazenda São José que integra a Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), vemos a borboleta com sua probóscide (espirotromba) estendia se alimentando em uma das pranchas/comedouros (existe um conjunto delas dispostas no platô que cerca a casa), onde há isca de banana para atração de borboletas e pássaros. Muito úteis são tais pranchas/comedouros que proporcionando uma base para a colocação das iscas amplia as fontes de alimento para os bichos melhorando a possibilidade de uma boa foto para os Lepidopterófilos. Várias podem ser as iscas utilizadas. Elas sempre devem ofertar frutas em adiantado estado de amadurecimento, ou mesmo, em já decomposição inicial. A fermentação resultante dessa condição parece ser o segredo de uma boa isca! H. o. odius (Fabricius, 1775), tem um habitat variado podendo ser considerada uma espécie urbana, semiurbana e silvestre. Nas matas ocorre tanto nas florestas primárias quanto nas secundárias (Otero & Marigo, 1990), porém é mais comum nas últimas. É extremamente apta a voar tendo voo poderoso e rapidíssimo. É um verdadeiro bólido entre as borboletas! Comumente é avistada voando entre as copas das árvores ou pousadas em galhos e troncos, onde se alimentam de exsudações das árvores. Apesar de voar preferencialmente em locais sombreados (umbrófilos) tem grande resistência ao calor mantendo atividade durante as horas quentes do dia (Otero, 1986), podendo, por vezes, até mesmo voar em áreas abertas.

Lagartas têm um corpo coberto de espinhos ramificados na cor vermelha. As cores do corpo são creme com raias em negro. Já a cabeça tem cores vermelha e preta e também há um par de cornos curtos e ramificados na cor vermelha. Têm hábito diurno, solitário e se alimentam basicamente de plantas do gênero Cecropia (Otero & Marigo, 1990), e em especial, da embaúba-prateada, Cecropia lololeuca Miq., planta da família Cecropiaceae.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário