sexta-feira, 16 de março de 2012

Pyrisitia nice tenella (Boisduval, 1836), foto por: R. Penalva

Pyrisitia nise tenella, R. Penalva, Encontro das Águas, Lauro de Freitas, BA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Ruy Penalva (60 anos, médico/empresário), feita em 28-XII-2003, temos aqui nossa décima oitava participação do público! Trata-se de um belíssimo close-up de Pyrisitia nise tenella (Boisduval, 1836), lepidóptero da família Pieridae, subfamília Coliadinae, tirada através de uma Canon EOS10D (com 6.3m.pixels), no Condomínio Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, BA. Para a foto, tirada aproximadamente às 13h da tarde em dia ensolarado, o autor usou uma lente Canon EF 70-300 I. A imagem foi capturada com luz natural, abertura de diafragma f/5.6 e velocidade de 1/180.

Biologia

“Chapa” colhida no entorno da residência do autor mostra a borboleta se alimentando em uma flor silvestre. Ela flagra borboleta exatamente no momento em que está com a probóscide do aparelho bucal (espirotromba) estendida procurando os tubos de néctar da flor para se alimentar. P. nise tenella (Boisduval, 1836), espécie comum e que gosta de voar em locais ensolarados (heliófilos) podendo ser vista nas bordas entre cidades e as áreas de matas (semiurbana) como também nas florestas secundárias. Esta espécie é muito mais observada nas áreas onde o homem alterou a mata. Aí tem população extremamente abundante. A fêmea pode ser vista em diversos locais próximos ao chão de preferência nem planta alimento das lagartas, onde com atenção é muito fácil se ver a desova. Já os machos também vão ao chão procurando por locais úmidos como possas de águas e praias de riachos, onde bebem água com sais.  A espécie possui um voo lento, mas irregular.

As lagartas são verdes claras com duas linhas juntas e longitudinais: uma na cor creme e outra em verde escuro. Ainda têm o corpo com coberto de pequenos e finos pelos. Seus hábitos são diurnos e isolados. Alimentam-se de várias plantas dos gêneros Senna e Mimosa, onde se destaca a famosa dormideira, Mimosa pudica L., uma planta da família Fabaceae (Costa Lima, 1936).
A. Soares

Um comentário:

  1. Que grande serviço esse blog está prestanto dao Brasil que não presta a atenção a sua fauna e flora.

    ResponderExcluir