terça-feira, 13 de março de 2012

Heraclides anchisiades capys (Hubner, [1809]), foto por: R. França

Heraclides anchisiades capys, R. França, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Renato França (47 anos, fotógrafo/publicitário), feita em 08-IV-2011, temos aqui nossa décima sétima participação do público! Trata-se de uma fantástica imagem de Heraclides anchisiades capys (Hubner, [1809]), lepidóptero da família Papilionidae, subfamília Papilioninae, colhida utilizando-se uma Canon EOS 7D (com 18.1m.pixels), no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP. Para a foto, tirada aproximadamente às 14h15min da tarde em dia ensolarado, o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia e Etologia

Tirada a foto no quintal da própria casa do autor, vemos a fantástica cena de rara felicidade quanto ao ato da foto, pois a borboleta foi fotografada em pleno vôo sem que a imagem tenha ficado irreconhecível!  H. anchisiades capys (Hubner, [1809]), espécie comuníssima que gosta de voar em locais ensolarados (heliófila) e que também pode ser encontrada nas fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana). Assim sendo, na periferia das cidades, campos ou florestas pode ser vista frequentemente em flores ou inflorescências nas bordas de trilhas e estradas. Ainda é possível ver os machos sobrevoando o solo molhado ou, no caso dos machos, em bordas de possas de água após chuvas, onde bebem água e retiram sais minerais. Seu voo é normalmente lento pairando em círculos sobre o local do alimento. Porém, se ameaçada, pode reagir e passar a voar velozmente e com trajetória irregular.

Lagartas têm o corpo com tubérculos curtos e de cores castanhas escuras com “raiados” em cinza e branco. Isto faz com que elas exibam uma camuflagem se parecendo com excrementos de pássaros. Os hábitos são noturnos, gregários e se alimentam basicamente de plantas da família Rutaceae, em especial do gênero Citrus (Otero, 1986). Há ainda registro de que se alimentam do guarantã Esenbeckia leiocarpa, Engl., outra Rutaceae (Costa Lima, 1936).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário