terça-feira, 12 de junho de 2012

Eurema elathea flavescens (Chavannes, 1850), foto por: R. Penalva

Eurema elathea flavescens, R. Penalva, Itacaré Eco Resort, Itacaré, BA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Ruy Penalva (61 anos, médico/empresário), feita em 26-II-2012, temos aqui nossa trigésima segunda participação do público! Trata-se de um fantástico close-up de Eurema elathea flavescens (Chavannes, 1850), lepidóptero da família Pieridae, subfamília Coliadinae, tirada através de uma Canon EOS 7D (com 18m.pixels), na área do Itacaré Eco Resort, Itacaré, BA. Imagem capturada aproximadamente às 12h46min do início de uma tarde em dia ensolarado, o autor ainda usou uma lente EF 70-300mm L/IS Canon (USM Telephoto Lens). A imagem foi capturada com luz natural, abertura de diafragma f/7.1 e velocidade de 1/500.

Biologia

Capturada esta fantástica imagem no jardim do Itacaré Eco Resort ela nos traz a borboleta se alimentando exatamente no momento em que está com a probóscide do aparelho bucal (espirotromba) estendida procurando os tubos de néctar da flor para se alimentar. E. elathea flavescens (Chavannes, 1850), espécie comum e que gosta de voar em locais ensolarados (heliófilos) podendo ser vista nas bordas entre cidades e as áreas de matas (semiurbana) como também nas florestas secundárias. Esta é outra espécie que é muito mais observada nas áreas onde o homem alterou a mata. Aí tem população extremamente abundante. A fêmea pode ser vista em diversos locais próximos ao chão de preferência nem planta alimento das lagartas, onde com atenção é muito fácil se ver a desova. Já os machos também vão ao chão procurando por locais úmidos como possas de águas e praias de riachos, onde bebem água com sais.  A espécie possui um voo lento, mas irregular.

Há poucos dados sobre as lagartas dessa espécie. Mas, como em geral no caso das pequenas borboletas da subfamília Coliadinae (gêneros Eurema, Pyrisitia, Kricogonia, etc), as lagartas são verdes claras, com faixas laterais ao longo do corpo em cores claras (creme ou amarela são as mais comuns). Quanto ao aspecto, têm a primeira vista um corpo liso, porém um olhar mais atento mostra que o corpo com coberto de pequenos e finos pelos. Provavelmente seus hábitos são diurnos e isolados. Alimentam-se de várias plantas (polífogas) dos seguintes gêneros da família Fabaceae: Zornia, Stylosanthes e Senna. Tem especial preferência por: Senna alata (Costa Lima, 1968).
A. Soares

2 comentários:

  1. Muito bom, Alexandre, muito informativo. O Brasil precisa intensamente dessa divulgação cultural, científica e documental. O Brasil somos nós que não cobramos nada por sermos brasileiros e por divulgar nossas belezas. Um grande abraço. RPenalva.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ruy. Olha também lhe dou os parabéns. Sabe porquê?
    Bem você acaba de se tornar o principal colaborador do LepidopteróFilo.
    Sim, você e o Renato França são os que mais colaboraram.
    Por hora temos mais participações sua, mas, como a fila já andou, a próxima postagem provavelmente trará uma foto do Renato igualando com a sua participação em número de cinco fotos.
    Bem de qualquer forma parabéns. Por hora, assumiste a ponta da corrida. Rs, rs, rs...
    Valeu!

    ResponderExcluir