sábado, 23 de junho de 2012

Caligo eurilochus eurilochus (Cramer, 1775), foto por: R. Santos

Caligo eurilochus eurilochus, R. Santos, Borboletário, Mangal das Garças, Belém, PA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Rui Santos (46 anos, funcionário público), feita em 01-VI-2012, temos aqui nossa trigésima quinta participação do público! Trata-se de uma super imagem de Caligo eurilochus eurilochus (Cramer, 1775), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Morphinae, capturada utilizando-se uma Fujifilm FinePix HS20EXR (com 16m.pixels), no Borboletário em Mangal das Garças, Belém, PA. A foto foi tirada aproximadamente às 11h45min de uma manhã ensolarada, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Feita a foto nas dependências do Borboletário em Mangal das Garças na cidade de Belém pelo fotógrafo e orquidófilo, vemos a borboleta alimentando-se no isca de frutas maduras. C. e. eurilochus (Cramer, 1775), é uma borboleta comuníssima que voa em locais sombreados (umbrófilos) sendo muito raramente avistada fora mata fechada. Presente tanto nos matas perturbadas secundária (mais frequente) quanto nos arredores dos centros urbanos, prefere o nível mais próximo do solo da floresta onde visita frutos maduros caídos ao chão para se alimentar do sumo desses. Tem voo lento e com suaves guinadas nos sentidos vertical e horizontal. Como muitos indivíduos da tribo Brassolini, possui nas cores das faces inferiores um excelente disfarce. Exibindo ocelos e cores crípticas, que podem, ora funcionar como camuflagem (quando oculta o inseto nas mata) e ora como mimetismo (quando seus ocelos são tomados pelos predadores como olhos de animais) afugentado ou desviando o ataque das partes mais vitais do corpo de C. e. eurilochus (com. pess. Luiz S. Otero).

Lagartas têm o dorso do corpo em tons castanho, listras latero-longitudinais marrons e creme. Ainda há quatro pequenos espinhos. A cabeça é muito típica com três pares de cornos. A extremidade oposta do corpo exibe dois apêndices espiniformes. Os hábitos são gregários e noturnos. Alimentam-se de vários tipos de bananeiras e marantáceas (Otero & Marigo, 1990). Pode ainda ser praga de culturas comerciais, como no caso da bananeira tradicional, Musa paradisiaca L., Musaceae e de palmito-jusara, Euterpe edulis Mart., Arecaceae (Costa Lima, 1968).
A.Soares

Um comentário:

  1. Excelelente foto!
    Aqui em N.Friburgo voam mais comumente Caligo arisbe ( Hubner-1820) e Caligo beltrao (Illiger-1801). E sim elas são gigantes!

    ResponderExcluir