quinta-feira, 7 de junho de 2012

Anteos menippe (Hubner, [1818]), foto por: R. Santos

Anteos menippe, R. Santos, Bairro Aviação, Abaetetuba, PA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Rui Santos (46 anos, funcionário público), feita em 01-VI-2012, temos aqui nossa trigésima primeira participação do público! Trata-se de um belo close-up de Anteos menippe (Hubner, [1818]), lepidóptero da família Pieridae, subfamília Coliadinae, capturada utilizando-se uma Fujifilm FinePix HS20EXR (com 16m.pixels), no Bairro da Aviação, Município de Abaetetuba, PA. A foto foi tirada aproximadamente às 10h30min de uma manhã ensolarada, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Feita a foto nas matas do Bairro da Aviação, em Abaetetuba cidade do fotógrafo e orquidófilo, vemos a borboleta alimentando-se nas belas flores roxas da trepadeira Duranta repens L., uma planta da família Verbenaceae, um fato incomum, uma vez que as borboletas da família Pieridae, em geral, têm preferência por flores, ou inflorescências de cores vermelhas, laranjas ou amarelas (com. pess. Luiz S. Otero). A. menippe (Hubner, [1818]), com certeza é uma das borboletas mais perfeitamente adaptadas às áreas urbanas sendo aí observadas com facilidade até nas zonas mais edificadas das cidades! Provavelmente isto se deve a dois fatores: sua resistência à poluição atmosférica e abundância de alimento provido pelo uso, rotineiro, da árvore Senna siamea Lam. (planta alimento das lagartas), na arborização de parques e jardins. Também pode ser encontrada nas fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana). Além dessa presença dentro ou próxima aos centros urbanos, pode-se também avistá-la nos campos ou florestas onde marca presença em flores ou inflorescências nas bordas de trilhas e estradas, região em que é igualmente possível ver os machos sobrevoando o solo molhado ou margens de poças de água após chuvas, onde bebem água e retiram sais minerais. Possui com grandes populações e gosta de voar em locais ensolarados (heliófila). Seu voo é rápido, alto e com guinadas em sua trajetória, capacidade que lhe proporciona uma defesa contra os ataques de pássaros.

As lagartas têm um corpo ligeiramente corrugado, quase liso. As cores são: um verde claro predominante com duas faixas laterais, de cada lado corpo, na cor creme. Têm hábito diurno e isolado. Alimentam-se basicamente de plantas da família Fabaceae, em especial de Senna siamea Lam. (Otero, 1986).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário