quarta-feira, 11 de abril de 2012

Morpho helenor achillaena (Hubner, [1823]), foto por: J. Caloi

Morpho helenor achillaena, J. Caloi, em Pedra Grande, Atibaia, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Juliana Caloi (35 anos, arquiteta), feita em 26-XII-2012, temos aqui nossa vigésima quarta participação do público! Trata-se de uma bela imagem de Morpho helenor achillaena (Hubner, [1823]), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Morphinae, fotografada através de uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), na região de Pedra Grande, em Atibaia, SP. A foto foi feita em um começo de tarde ensolarada, aproximadamente às 14h30min. A autora ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto em uma determinada fazenda em Pedra Grande, Atibaia, vemos a borboleta pousada sobre a folhagem. Na Mata Atlântica, M. helenor achillaena (Hubner, [1823]), é a espécie mais comum do gênero Morpho. Sua preferência por locais de vôo está vinculada a sítios onde existam frutos maduros caídos ao solo, seu alimento. Voa na zona sombreada da floresta (umbrófila) e em baixa altitude dificilmente superando 2 metros de altura. Assim, muitas vezes, pode ser vista voando em trilhas a apenas meio metro do chão. Seu voo é lento e gracioso. Por vezes, podem dormir em agregações espalhadas formando grupos que pernoitam em um mesmo local (Brown, 1992).  É uma espécie que vive tanto nas fronteiras entre cidades e florestas (semiurbana), quanto nas áreas silvestres, onde se faz notar com mais abundância nas matas secundárias do que nas primárias.

Suas lagartas, como na maioria das espécies do gênero são extremamente belas! A coloração predominante é a grená, mas também há tons de marrom, branco e amarelo formando figuras geométricas, linhas e pontos. O corpo apresenta ainda tufos da pelos finíssimos na cor vermelha. Enfim, parece um mosaico de um tapete persa! Mas, o mais fantástico vem depois quando uma incrível transformação acontece! Ao iniciar a migração para o local onde se encrisalidará muda radicalmente de coloração, para verde, possivelmente para se camuflar. Vivem no sub-bosque e têm hábitos solitários e crepusculares (Otero & Marigo 1990). Alimentam-se de diversos tipos de plantas da família Fabaceae (antiga Leguminosae), dando preferência ao aldrago, Pterocarpus violaceus Vog. (Otero, 1986).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário