sexta-feira, 13 de abril de 2012

Heterosais edessa (Hewitson, [1855]), foto por: R. França

Heterosais edessa, R. França, em Pedra Grande , Atibaia, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Renato França (47 anos, fotógrafo/publicitário), feita em 24-III-2012, temos aqui nossa vigésima quinta participação do público! Trata-se de um inacreditável close-up de Heterosais edessa (Hewitson, [1855]), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Ithomiinae, capturada utilizando-se uma Canon EOS 7D (com 18.1m.pixels), na região de Pedra Grande, em Atibaia, SP. Para a foto, tirada aproximadamente às 12h15min no início de uma tarde ensolarada, o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto nas cercanias de Pedra Grande, em Atibaia, vemos uma outra fantástica cena de rara felicidade quanto ao ato da foto! Como se não bastasse à perfeita foto de uma borboleta em voo (veja H. anchisiades capys publicada em 13 de março passado), o autor agora nos brinda com um detalhe nunca visto pela nossa equipe de edição! Reparem que temos uma bela foto do espécime se alimentando... Mas, o fantástico não está aí! Se olharem bem poderão ver, de modo inédito, o excesso de néctar que se acumula em forma de uma gotícula por fora da probóscide (espirotromba). Isso ocorre provavelmente como resultado da intensa ação do inseto, ao buscar o alimento, nos tubos nectários do buquê de flores (inflorescência) do Eupatorium sp.! A foto é tão fantástica que: nós achamos, que nem o próprio autor se deu conta desse registro incrível! H. edessa (Hewitson, [1855]), espécie comum que gosta de voar em locais sombreados (umbrófila), mas pode ser vista em zona semisombreada. É encontrada tanto nas mata secundárias (em maior abundancia) quanto nas primárias, onde visita flores ou inflorescências nas bordas de trilhas e estradas. Seu voo é bem lento pairando sobre a planta alimento. Está tão ligada as diversas espécies de eupatório, que comparece para se alimentar mesmo quando as flores já estão quase secas o que faz da planta uma excelente chama para se fotografar a espécie.

Lagartas têm o corpo verde com listra lateral na cor amarela. Os hábitos são solitários e diurnos. Provavelmente, alimentam-se apenas de Cestrum laevigatum Schldl., [a dama-da-noite], uma Solanaceae (Freitas, 1996).  Apresentam ainda uma particularidade, preferem locais úmidos possuindo tal sensibilidade à mudança da umidade ambiental, que morrem se expostas a ambientes pouco mais secos.
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário