terça-feira, 1 de maio de 2012

Marpesia petreus petreus (Cramer, 1776), foto por: J. Bizarro

Marpesia petreus petreus, J. Bizarro, Rev. Eco. do Guapiaçu, Cach. de Macacu, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Jorge Bizarro (50 anos, médico/entomólogo), feita em 04-XII-2010, temos aqui nossa vigésima oitava do público! Trata-se de uma boa foto de Marpesia petreus petreus (Cramer, 1776), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Cyrestinae, capturada através de uma Sony Cyber-shot DSC-W310 (com 12.1m.pixels), na Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, RJ. A foto foi capturada em um final de uma manhã ensolarada, aproximadamente às 11h15min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Nesta foto obtida na sede da REGUA (Fazenda São José), vemos a borboleta pousada de ponta à cabeça e a sombra (evitando assim o sol tórrido de verão nas horas de pico), no hibisco ou malvavisco, Hibiscus rosa-sinensis L., planta da família Malvaceae uma planta decorativa comumente usada em jardins. M. p. petreus (Cramer, 1776), espécie comum, pode ser observada tanto nas áreas sombreadas (umbrófila) no interior das florestas como também nas abertas (heliófilas), onde sua preferência está nas bordas de trilhas e clareiras. É encontrada em matas com florestas secundárias ou primárias, sendo mais abundante nas primeiras. Tem um voo rápido e irregular. Alimenta-se do de néctar nas flores e, no caso do macho, também de sais. Assim, é uma borboleta que muito facilmente comparece em nas margens de rios ou riachos e em poças d’água onde pode ser fotografada com mais facilidade.

Suas lagartas são muito belas! Elas apresentam, no último estágio, a coloração em grená, negra, cinza e creme. Distribuídas pelo corpo as cores: grená, negra e cinza se alternam em um mosaico de máculas e listras. Mas, o destaque fica por conta da coloração creme que figura em forma de deltas (triângulos invertidos) sobre o dorso da lagarta! O corpo tem quatro grandes espinhos dorsais negros e a cabeça um par de cornos da mesma cor. Apresentam hábitos noturnos e isolados. Alimentam-se várias de plantas, sendo assim, polífogas. Em especial pode-se destacar a jaqueira, Artocarpus heterophillus Lam., e inúmeras  figueiras como por exemplo: Ficus guaraniticaFicus retusa L. (figueira silvestre) e Ficus carica L. (figueira cultivada) todas plantas da família Moraceae (Costa Lima, 1968 & Otero, 1986).
A. Soares & J. Bizarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário