quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Eurytides dolicaon deicoon (C. & R. Felder, 1864), foto por: A.C.F. Junior

Eurytides dolicaon deicoon, A.C.F. Junior, Canoas, Teresópolis, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Antonio Carlos Fiorito Junior (58 anos, médico/pediatra), feita em 08-III-2013, temos aqui nossa quinquagésima sexta participação do público! Trata-se de uma bela imagem de Eurytides dolicaon deicoon (C. & R. Felder, 1864), lepidóptero da família Papilionidae, subfamília Papilioninae, capturada utilizando-se uma Panasonic Lumix FZ 120 (com 14.1m.pixels), no bairro de Canoas, em Teresópolis, RJ. A foto foi tirada em um final de manhã ensolarada, aproximadamente às 12h:40min, utilizando-se a lente padrão da máquina.

Biologia

Tirada a foto em uma praiainha de riacho, vemos um indivíduo do sexo masculino se alimentando dos sais diluídos na água que compõe a lama.  Esta espécie mais freqüente nos sítios das médias altitudes (iniciam por volta de 400 a 600ms) é muito parecida com a rara, e ameaçadíssima, Eurytides iphitas Hubner, [1821] da qual não se tem registro há muito tempo! Eurytides dolicaon deicoon (C. & R. Felder, 1864), vive nas zonas ribeirinhas das florestas (Brown 1992) gostando de alternar locais semi-ensolarados e ensolarados (semi-heliófilas). Assim, é avistada freqüentemente nas flores ou inflorescências (machos e fêmeas) em trilhas, clareiras e principalmente em praias de riachos (machos) nas bordas das florestas primárias. A presença dos machos no solo úmido é motivada pela necessidade de ingestão de sais para sua maturação sexual. Têm normalmente vôo alto, planado e lento sobre as flores da copa das árvores. Porém, quando ao chão bebendo água, se molestados, os machos mostram comportamento diferente passando a fugir com um vôo veloz e vigoroso.
Os ovos têm postura isolada em diferentes folhas, mas podem ser distribuídos em grande número sobre uma mesma árvore. Lagartas têm forma de cunha. Seu aspecto é liso e com o dorso de cores esverdeadas, com machas ou zonas escuras. Aparentemente não são gregárias. Têm hábito diurno. Alimentam-se basicamente de duas plantas da família Annonaceae como, por exemplo, as dos gêneros Guatteria e Xylopia, ou ainda, de um modo mais raro, plantas da família Lauraceae, tendo como possível exemplo, as do gênero Cryptocaria (Brown 1992).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário