sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Junonia evarete evarete (Cramer, 1779), foto por: R. França

Junonia evarete evarete, R.França, Jardim Paulistano, São Paulo, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Renato França (47 anos, fotógrafo/publicitário), feita em 24-III-2011, temos aqui nossa primeira participação do público! Trata-se de uma belíssima imagem de Junonia evarete evarete (Cramer, 1779), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Nymphalinae, colhida utilizando-se uma Canon EOS 7D (com 18.1m.pixels), no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, SP. Para a foto, tirada aproximadamente às 10h30min da manhã em dia ensolarado, o autor ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.

Biologia

Tirada a foto no quintal da própria casa do autor, vemos a borboleta sobre o buquê de flores (inflorescência) do arbusto Lantana camara L., uma planta da família Verbenaceae, uma das principais fontes de alimento. J. e. evarete (Cramer, 1779), espécie comum que gosta de voar em locais ensolarados (heliófila) e que também pode ser encontrada nas fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana). Assim sendo, na periferia das cidades, campos ou florestas pode ser vista frequentemente em flores ou inflorescências nas bordas de trilhas e estradas. Ainda é possível ver os machos sobrevoando o solo molhado ou margens de poças de água após chuvas, onde bebem água e retiram sais minerais. Seu voo é normalmente lento pairando em círculos sobre o solo úmido. Porém, se ameaçada, pode reagir e passar a voar velozmente e com trajetória retilínea.

Lagartas, espinhosas e de cores negras e azuis escuras, têm hábito noturno e se alimentam basicamente de plantas da família Plantaginaceae, em especial do gênero Plantago (Otero & Marigo, 1990). Há ainda registro de que se alimentam de: gervão (Verbenaceae), mangue-branco (Combretaceae), (Otero, 1986) e ainda diversas plantas da família Acanthaceae (Otero e Marigo, 1992).
A. Soares

3 comentários:

  1. Parabens, linda foto e ótimas informações !

    ResponderExcluir
  2. Ótimo encontrar um "local" para obter informações sobre espécies de borboletas. Informações científicas sobre esses animais - tão admirados - são difíceis de se obter. Quero ver esse blog crescer muito!

    ResponderExcluir
  3. Bem terminado mais este ciclo de revisões no Lepidopterófilo, estou agradecendo em meu nome e em nome de todos que participam, ou participarão, por aqui, ao colega Renato França pela colaboração com o blog, cedendo esta foto. Todos nós lepidopterófilos ficamos muito gratos a você Renato!
    A. Soares

    ResponderExcluir