sábado, 17 de novembro de 2012

Eueides isabella dianasa (Hubner, [1806]), foto por: R. Penalva

Eueides isabella dianasa, R. Penalva, Encontro das Águas, Lauro de Freitas, BA.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Ruy Penalva (61 anos, médico/empresário), feita em 12-VII-2009, temos aqui nossa quinquagésima segunda participação do público! Trata-se de um belíssimo close-up de Eueides isabella dianasa (Hubner, [1806]), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Heliconiinae, tirada através de uma Canon EOS Rebel XTi 450 (com 10.1m.pixels), na localidade de Encontro das Águas, em Lauro de Freitas, BA. Nessa foto, feita em um início de tarde às 13h de um dia ensolarado, o autor usou uma lente Canon EF 70-300 I. A imagem foi capturada com luz natural, abertura de diafragma f/10 e velocidade de 1/800.

Biologia

Foto capturada na área do condomínio onde fica a casa do autor, vemos um flagrante de uma borboleta se alimentando possivelmente no buquê de flores (inflorescência) do Eupatorium sp., uma planta da família Asteraceae. E. isabella dianasa (Hubner, [1806]), é uma espécie comum e que gosta de voar em locais ensolarados (heliófilos). Ela pode ser considerada urbana sendo, avistada com frequência em parques e jardins. Mas, também é muito frequente também nas regiões de transição entre a cidade e as áreas de matas. Nos ambientes silvestres está mais presente nas florestas secundárias do que nas primárias. Na rotina alimentar, além de buscarem o nectar das flores e inflorescências silvestres, também o faz em flores cultivadas com, por exemplo, o bico-de-papagaio, Euphorbia pulcherrima Wild., uma planta da família das Euphorbiaceae (Otero, 1986). Possui um voo de lento para moderado. O padrão de cores exibido por suas asas confere a E. isabella dianasa (Hubner, [1806]), status de integrante do um vasto grupo de mimetismo mulleriano, onde mais de três dezenas de espécies se misturam.

As lagartas têm corpo recoberto com espinhos ramificados da cor preta. Elas exibem o dorso com coloração castanha escura, quase negra e ainda com linhas em tons branco-acinzentados. Lateralmente têm cor amarelada. Vivem isoladamente sob as folhas do maracujá, Passiflora edulis Sims, planta da família Passifloraceae (Otero, 1986).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário