Morpho epistrophus catenaria, J. Caloi, em Pedra Grande , Atibaia, SP.
Clique na foto para vê-la ampliada!
O autor, a espécie e a foto
Em foto de Juliana Caloi (35 anos, arquiteta), feita em 26-II-2012, temos aqui nossa quadragésima participação do público! Trata-se de uma bela imagem de Morpho epistrophus catenaria (Perry, 1811), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Morphinae, fotografada através de uma Canon EOS T2-I (com 18m.pixels), na região de Pedra Grande, em Atibaia, SP. A foto foi feita em uma manhã ensolarada, aproximadamente às 11h30min. A autora ainda usou uma lente macro de 105 mm da marca Nikkor.
Biologia
Tirada a foto em uma determinada fazenda em Pedra Grande , Atibaia, vemos a borboleta pousada na folhagem da zona sombreada da mata (umbrófila) provavelmente se protegendo do sol forte. M. epistrophus catenaria (Perry, 1811), é uma espécie bem comum e que intercala seu vôo entre as áreas abertas e bem iluminadas (heliófila) da floresta e as fechadas. Assim, muitas vezes, pode ser avistadas em trilhas e nas bordas da floresta. Seu voo é lento e majestoso como quase todas as borboletas deste gênero. Habita as áreas de fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana), e também as silvestres, onde se faz notar tanto nas matas secundárias quanto nas primárias.
Suas lagartas são muito chamativas e exibem colorido belíssimo com tons de vermelho, branco e negro. O corpo é recoberto por pilosidades nas cores vermelha e branca. Há uma espécie próxima Morpho atena Otero, 1966, que apenas se difere de M. epistrophus catenaria (Perry, 1811) pela lagarta. Resumidamente, nesta espécie descrita por Otero, não há os ocelos sobre a linha branca que está no dorso da lagarta. São noturnas e gregárias podendo ser facilmente avistadas, pois ao se concentrarem sobre uma única folha formam uma massa colorida no meio da folhagem. Alimentam-se preferencialmente de plantas do gênero Inga (Otero, 1990) e, no sul do país, de Acacia longifolia (Andrews) Willd. (Costa Lima, 1968), plantas da família Fabaceae.
A. Soares
amável!
ResponderExcluirSou amante de Morphos!
Pena que catenaria não ocorre aqui em N.Friburgo.
Compensando há as M.portis e M.hercules.
Bela foto!
Sim. Nesta altitude aí de Nova Friburgo a espécie de Morpho branca que ocorre é a M. athena, um bicho descrito pelo Otero em 1966. Mas, se desceres a serra para baixo de 600ms terás M. epistrophus catenaria, que nada mais é do que, o que nós chamávamos de M. laertes.
Excluirque lixo
ResponderExcluir