segunda-feira, 19 de março de 2012

Agraulis vanillae maculosa (Stichel, [1908]), foto por: A. Araújo

Agraulis vanillae maculosa, A. Araújo, Braz de Pina, Rio de Janeiro, RJ.
Clique na foto para vê-la ampliada!

O autor, a espécie e a foto

Em foto de Antônio Araújo (52 anos, funcionário público), feita em 21-VI-2009, temos aqui nossa décima nona participação do público! Trata-se de um bom close-up de Agraulis vanillae maculosa (Stichel, [1908]), lepidóptero da família Nymphalidae, subfamília Heliconiinae, capturada utilizando-se uma Sony Cyber-shot DSC F717 (com 5.2m.pixels), no Bairro de Braz de Pina, no Rio de Janeiro, RJ. A foto foi tirada aproximadamente às 15h30n de uma tarde ensolarada, com a lente que acompanha o modelo uma Macro Carl Zeiss.

Biologia

Tirada a foto na área do apartamento onde a lagarta foi criada pelo fotógrafo, vemos a borboleta já “emersa” (livre da crisálida) com as asas completamente estendidas. Em geral, o distender das asas é um processo lento que pode durar algum tempo, variando conforme a espécie e fazendo com que a borboleta fique exposta aos predadores. A. vanillae maculosa (Stichel, [1908]), é uma espécie comuníssima que gosta de voar em locais ensolarados (heliófila) e que também pode ser encontrada nas fronteiras entre as cidades e as florestas (semiurbana). Assim, ela é observada na periferia da cidade, campo ou bordas floresta secundária podendo aí ser vista frequentemente em flores ou inflorescências cultivadas, como por exemplo, as do gênero Zinea (Otero, 1986), ou nas margens de trilhas e estradas onde prefere as flores do cambará, Lantana camara, L., uma planta da família Verbenaceae. Seu voo é de velocidade moderada e trajetória irregular.

Lagartas têm um corpo coberto de processos espinhosos. As cores são em tons de marrom e há duas faixas longitudinais (de cada lado do corpo) uma laranja e outra branca. Têm hábito diurno, grupal (ficam várias sobre a mesma planta, mas não juntas como gregárias) e se alimentam basicamente de plantas da família Passifloraceae, em especial do maracujá cultivado, Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg. (Otero, 1986).
A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário